O momento de mudar de casa tem ingredientes suficientes para rapidamente se tornar num processo intimidante. À medida que se aproxima o dia, priorizar a arrumação dos objetos que possui e a ordem pela qual devem seguir pode ser motivo para perder algumas horas de sono.
Para tornar o processo mais agradável, partilhamos algumas das dicas mais eficazes para facilitar uma mudança, desde a fase de planeamento até à última caixa.
Identificar Cada Caixa
Enquanto arruma os seus pertences em inúmeras caixas, parece simples visualizar a sua abertura no destino. Não caia numa das mais comuns armadilhas das mudanças e opte por uma solução eficaz.
Identifique cada caixa consoante a divisão da casa (sala, cozinha, quarto) e aponte o que cada uma contém.
Um Novo Começo
Já que pretende recomeçar, o ideal é que o faça em renovados termos. Alguns objetos que possui atualmente não terão lugar na nova casa.
Recicle o que puder e planeie atempadamente a sua mudança. Desta forma, pode colocar à venda os objetos que não deseja ou doá-los a uma instituição, vizinhos ou amigos.
Objetivos Realistas
Uma das maiores causas de stress numa mudança prende-se com o incumprimento de objetivos. Este é um processo física e psicologicamente desgastante, consumindo muito mais horas do que a maioria considera inicialmente.
Planeie a mudança ao longo de vários dias, assumindo que tem muito mais objetos do que pensa. O ideal é apontar para uma fase de planeamento e concretização ao longo de um mês.
Proteja Tudo
Peça jornais e revistas velhas a amigos e familiares, ou até no café local. Utilize-os como proteção para as suas loiças, molduras e outros objetos que corram o risco de se partir.
Assuma que é altamente provável que algo se vá partir na mudança, portanto minimize esse cenário. Esta é uma oportunidade para utilizar materiais recicláveis como auxílio à mudança de casa. Comprar um planejador pode ajudá-lo a colocar seus pensamentos no papel e cumprir seus prazos.
Mantenha o Foco no Mais Importante
Os seus familiares e animais de estimação são incomparavelmente mais importantes que os seus objetos. Não os descure durante este processo. Se possível, deixe as crianças ou animais com familiares e amigos em quem confie.
Tê-los afastados ajuda a agilizar o processo de mudança, reduzindo a sua ansiedade e a probabilidade de mais desaires.
Burocracia Completa
O Século XXI trouxe-nos algumas vantagens no que toca ao relacionamento com a burocracia. Infelizmente, nem toda ela foi simplificada. Como tal, garanta que a correspondência será reencaminhada para a nova morada.
A maioria destes processos podem ser concretizados online, porém, o ideal é que elabore uma lista de todos esses contratos afetos à morada atual.
Plano Alimentar
Parar para almoçar ou jantar durante um processo de mudança é apenas expetável, mas como lidar com a preparação de refeições enquanto o faz?
Estas questões e devidas respostas devem ser atempadamente observadas, para que tenha um plano efetivo que não cause incómodo ou deixe a barriga a roncar.
Uma mudança é, acima de tudo, um processo emotivo. Repleta de momentos positivos e desafiantes, deve ser encarada com organização e planeamento ao mais ínfimo detalhe.
É expetável que se depare com contratempos e seguramente algo se parta durante a mudança (um clássico). Ao parar e sentar-se no seu novo lar, verá que tudo valeu a pena e que a sua capacidade de planeamento resultou num processo muito mais agradável.